Condições Gerais

Bem-vindo a Viagens El Corte Inglés
Este é o serviço de compra e consulta On-Line que Viagens El Corte Inglés põe à sua disposição, para adquirir, comodamente desde o seu computador uma completa seleção de produtos e aceder a serviços que lhe permitem estar informado das últimas notícias e promoções.
1) Porquê viajar com Viagens El Corte Inglés?
Contamos com mais de 600 agências de viagens e dispomos do melhor atendimento, qualidade e estrutura interna para proporcionar ao cliente uma total satisfação tanto na preparação como no desenvolvimento da viagem. Temos ofertas de viagens, milhares de destinos e a melhor equipa humana que podem proporcionar a sua viagem de sonho ao melhor preço.
Pela variedade de preço
Connosco pode consultar, comparar e reservar mais de 200 companhias aéreas regulares e de Low Cost, que através de acordos nos permitem vender tarifas exclusivas aos melhores preços do mercado. Também os acordos que temos com mais de 160.000 hotéis e apartamentos de todas as categorias, com as mais variadas tipologias (urbano, rural, praia, montanha, neve, spas, cruzeiros, circuitos, etc.) fazem de nossa página a mais avançada em termos de possibilidades de reserva e confirmação imediata, beneficiando de descontos e promoções negociadas exclusivamente para os nossos clientes, e sem despesas de gestão nas suas reservas de hotel e férias.
Pela facilidade
Comprar voos, viagens e férias connosco é mais fácil, em primeiro lugar pela forma simples dos nossos processos de consulta, reserva e informação complementar, que lhe oferecemos para o ajudar na decisão, em segundo lugar porque aceitamos pagamentos com o cartão El Corte Inglés e outros cartões de crédito, além de permitir que faça as suas reservas sem ter de se registar. Colocamos também ao seu serviço os nossos profissionais mais qualificados em termos de serviço telefónico, emissão e reservas, que estarão sempre prontos para o aconselhar. E lembre-se que lhe oferecemos também a possibilidade de beneficiar do sistema de financiamento que o El Corte Inglés dispõe através da financeira El Corte Inglés EFCSA.
Pela comodidade e aconselhamento
Com o nosso site poderá escolher a opção mais cómoda para si, e poderá na mesma levantar a sua documentação de viagem numa das nossas lojas, ou então recebe-la de forma eletrónica, evitando assim a sua perda ou extravio durante a sua viagem. Estaremos sempre perto de si, através do nosso serviço de atendimento telefónico e nas nossas mais de 600 lojas, e durante a sua viagem através de nossa rede internacional de lojas e correspondentes, garantindo assim a continuidade do nosso serviço.
Pela tecnologia
Quando faz uma consulta no nosso site, apenas vê uma pequena parte do esforço que dedicamos para alcançar a satisfação máxima dos nossos clientes. Reforçamos constantemente as nossas ligações diretas entre as mais importantes companhias aéreas e cadeias hoteleiras para lhe oferecer o último ligar disponível para as suas viagens, voos e férias ao melhor preço do mercado, mediante uma confirmação imediata ao fornecedor da sua reserva ou compra, o que lhe garante um segurança acima de qualquer outra página da web. Da mesma forma, que todas as nossas ferramentas baseiam as suas respostas num único conceito, oferecer sempre "a melhor tarifa disponível" com base nos serviços que solicitou.
Pelo serviço
Somos a primeira agência de vendas de Espanha e esta situação permite-nos ter funcionários suficientes para conhecer e testar todos os nossos serviços, hotéis, apartamentos, companhias aéreas, etc. antes de os poder desfrutar. Só assim atingimos os níveis de qualidade e garantia que caracterizam a nossa empresa. Mais de dez milhões de viajantes por ano na Espanha garantem o nosso compromisso baseado em obter a máxima satisfação de nossos clientes.
2) Envios de Bilhetes Aéreos e Documentação de Viagens
Despesas de gestão:
Hotel Nacional: 3 Euros.
Hotel Internacional: 6 Euros.
Não se entregará documentação fora do território português.
A Documentação de viagem será expedida de Segunda a Sexta-Feira (feriados não incluídos) exclusivamente ao titular do meio de pagamento indicado no processo de compra. Passaportes, vistos e qualquer outro tipo de documentação legal necessária para a viagem serão da responsabilidade do cliente.
Para qualquer informação sobre este ponto pode contactar com o nosso Centro de Logística pelo telefone 21 780 39 70.
Hoteis
Os estabelecimentos oferecidos na secção “Hóteis” da web de Viagens El Corte Inglés, assim como os seus preços e as suas condições, estão disponíveis em exclusivo para reservas que sejam confirmadas através da web, pelo que é necessário a introdução dos dados de um cartão de crédito.
Todas as reservas de hotel podem estar sujeitas a uma política de alterações e cancelamento do estabelecimento, que serão devidamente informadas ao cliente durante o processo de compra e antecedente à sua confirmação online.
3) Forma de pagamento
Em função do tipo de produto que desejar, existem várias formas válidas de pagamento para efetuar compras na web de Viagens El Corte Inglés. No geral, aceitam-se cartões de crédito (VISA, Master Card ou American Express), e em alguns produtos, também é possível efetuar o pagamento com o Cartão El Corte Inglés.
Por questões de segurança, na altura de efetuar o pagamento ser-lhe-á solicitado que nos envie a cópia do cartão de pagamento e do Bilhete de Identidade.
4) Segurança, confidencialidade e privacidade de dados
Em conformidade com a legislação vigente em matéria de Proteção de dados, os dados que nos facultou serão integrados num ficheiro da responsabilidade de VIAGENS EL CORTE INGLES, S.A., com a finalidade de gerir os serviços contratados e, com a sua prévia autorização, remeter-lhe informação comercial e promocional dos nossos serviços que possam ser do seu interesse, por qualquer meio, inclusive electrónico. Manteremos a sua informação pessoal enquanto exista uma relação contractual e/ou comercial, ou enquanto não exercer o seu direito de oposição, apagamento ou limitação do tratamento dos seus dados.
Para a gestão das finalidades inerentes ao desenvolvimento e cumprimento do objeto do contrato, poderá ser necessário e obrigatório para a prestação do serviço, que os seus dados tenham de ser comunicados aos diferentes fornecedores, tais como companhias aéreas, de navegação, hotéis e outros fornecedores de serviços, que utilizarão os dados, única e exclusivamente, para dar cumprimento ao objeto do contrato. Estes fornecedores, dependendo do país de destino da sua viagem, poderão estar localizados em países terceiros pelo que será necessário realizar uma transferência internacional de dados.
O titular dos dados poderá aceder à sua informação pessoal, bem como a solicitar a rectificação dos dados incorrectos ou, caso considere, solicitar a eliminação quando, entre outros motivos, os dados já não sejam necessários para os fins que foram recolhidos. Poderá opor-se ao tratamento dos seus dados ou exercer o direito de limitação do tratamento da sua informação pessoal, solicitando-nos a conservação da mesma. Em determinadas circunstâncias, desde que tecnicamente possível, poderá solicitar a portabilidade dos seus dados para outro responsável de tratamento.
Para o exercício destes direitos ou outras questões adicionais que tenha relativas à protecção de dados, poderá contactar por escrito o Apartado-12030, 1061-001 Lisboa; por correio electrónico para o e-mail: clientes@elcorteingles.pt; ou ainda por telefone, para o número 213 711 711, através de autentificação e comprovativo da identidade do titular dos dados.
Consulte aqui a nossa Política de Privacidade.
O nosso site aceita e utiliza o uso de "cookies" próprios e de terceiros, que podem ser utilizados para facilitar a navegação no site, oferecer uma melhor experiência e serviço de acordo com os hábitos de navegação e conhecer as preferências do utilizador permitindo o seu reconhecimento. No entanto, o utilizador pode configurar o seu equipamento para aceitar ou não os cookies que recebe. Consulte a política de cookies. O utilizador pode desabilitar o uso de cookies no seu navegador.
5) Voos
Conseguir voos baratos é muito fácil, utilizando a pesquisa de oferta de viagens, selecione voos, e em pouco tempo poderá ver as ofertas de voos e os seus bilhetes de avião ao melhor preço. Os voos mais baratos encontram-se aqui. Escolha Viagens el Corte Inglés para viajar nas melhores condições e sempre a preços incríveis.
Para além disso, dispomos de um dos custos de emissão de passagem aérea mais económicas do mercado, cujo valor por passageiro é possível consultar directamente a partir da página de disponibilidade de voos, antes de efectuar a sua compra. Não cobramos comissões para pagamentos com cartão de crédito ou cartão de compra de El Corte Inglés. Os custos de emissão não são reembolsáveis.
Nalgumas ocasiões, a nossa web pode propor ao cliente, como resultado de uma pesquisa de disponibilidade de bilhetes de avião de ida e volta, a possibilidade de efetuar, em alternativa, duas reservas "apenas ida" independentes mas num único processo de compra. Se o cliente escolhe esta modalidade, a página alerta sempre o cliente que se trata de duas reservas independentes que contam com dois localizadores diferentes que deverão ser tratadas como duos reservas diferentes perante modificações, cancelamentos, etc.
Para obter una tarifa visualizada deves realizar a reserva imediatamente depois de ter realizado a consulta, visto que os preços podem variar a qualquer momento.
As reservas realizadas com uma Companhia área diferente àquela que opera o voo, não permite incluir serviços adicionais, tais como menores não acompanhados, transporte de esquis, animais de estimação, etc. Neste caso, consulte a possibilidade de contratar estes serviços directamente com a companhia aérea antes da compra do seu bilhete, visto que posteriormente pode não ser reembolsável. Alguns destes serviços podem não estar disponíveis inclusivé com voos operados pela própria Cia. Aérea.
Todas as reservas de voos deverão ser efetuadas pelo menos duas horas antes da hora de partida do voo. Caso contrário, a companhia aérea poderia negar o embarque.
Para reservas de voos com mais de 9 meses de antecedência os preços apresentados na disponibilidade são finais, sendo que podem variar as taxas até ao momento da emissão.
Não é possível utilizar o percurso de volta de um bilhete de ida e volta, se não foi utilizada a ida.
Taxas incluídas
As Taxas geralmente estão incluidas, exceto quando as taxas de aeroportos locais, ou as taxas ou impostos governamentais cobram-se ao passageiro no mesmo aeroporto, ou especificam-se nas condições da tarifa.
Alterações e cancelamentos
- As tarifas aéreas mostradas pela nossa página web ao confirmar sempre o valor mais económico disponível, são tarifas que estão sujeitas a um condicionado restritivo por parte da Companhia Aérea, que implica que salvo indicação expressa, não são permitidas nem alterações nem cancelamentos. Não é permitido utilizar o bilhete de forma diferente ao contratado.
- Determinadas companhias aéreas, apenas permitem a emissão de bilhetes electrónicos. A emissão de um bilhete físico pode supor um valor extra sobre o preço do bilhete. Não serão emitidos bilhetes electrónicos com origem fora do território português nem a pessoas que não sejam o titular da forma de pagamento.
Documentação:
As companhias aéreas exigem a apresentação de documento de identificação ou Passaporte a todos os passageiros e em todos os voos, para verificar a identidade dos passageiros. Os menores também deverão viajar convenientemente identificados e devidamente autorizados, solicita-se que consulte a recomendação de viagens com menores em www.sef.pt (saída de menores de território nacional). A documentação será solicitada tanto nos balcões de check-in de facturação como nas portas de embarque. É sua responsabilidade informar-se e cumprir com os requisitos necessários para realizar a viagem (passaporte, visto, vacinas, ou inclusive apresentar o bilhete do voo de regresso em caso de adquirir apenas a ida, etc), não tendo direito a nenhum tipo de reembolso em caso de ser negado o embarque por não cumprir os requisitos exigidos. Recordamos que para viajar para alguns países é necessário preencher um formulário adicional, como por exemplo Estados Unidos, que precisa preencher o ESTA (o Sistema Electrónico para a Autorização de Viagem aos Estados Unidos que podes preencher através da web do Departamento de Seguridad de Aduanas de los Estados Unidos), ou também países como Canadá, India, Quénia, entre outros. É sua responsabilidade informar-se e obter, segundo as suas condições concretas, toda a documentação necessária para o destino da viagem. Recordamos que também deverá informar-se e obter toda a documentação necessária para aqueles destinos nos quais o seu voo tenha escalas previstas, paragens técnicas, etc. Consulte as condições necessárias para viajar em: www.portaldascomunidades.pt ou no seu consulado.
Se vai viajar para Cuba desde os Estados Unidos, recordamos que as viagens de turismo para Cuba não estão autorizados na legislação actual dos EE.UU. Consulte a documentação incluída na página web da Embaixada dos Estados Unidos em Cuba para conhecer todos os detalhes sobre a regulação de entrada neste país. Consulta expressa e pessoalmente nas embaixadas de ambos países e a informação contida sobre estas viagens em www.portaldascomunidades.pt ou no seu consulado Também é possível consultar os requisitos e documentação necessária com a Companhia Aérea com a qual irá viajar. Por último, recordo que as condições de entrada a Cuba podem variar de um dia para o outro por motivos políticos.
Recordamos que não é possível realizar o trânsito/escala sem visto através da Rússia nos seguintes casos: A) Se o aeroporto de chegada é diferente do aeroporto de saída dentro da mesma cidade russa, ou se a escala realiza-se entre os terminais B ou C e os terminais D, E ou F do aeroporto de Sheremétievo (Moscovo). B) Se o destino é Minsk (MSQ), Bielorrussia ou Sinferopol (SIP), Crimea.
Em caso de reservas com períodos de estadia no destino superiores de 90 dias ou mais, o cliente deverá informar-se previamente sobre possíveis limitações trâmites documentais necessários que possam ser exigidos pelo país de destino, contactando directamente com o/os consulado/s correspondente/s e atendendo à informação disponível na web www.portaldascomunidades.pt ou no seu consulado.
Recomendações para encontrar o melhor preço
Utilize o nosso motor e pesquisa para uma origem e um destino, o nosso motor de pesquisa avançado para vários destinos ou várias companhias. Muitas companhias aéreas bonificam as tarifas de ida e volta se passa, incluir pelo menos, a noite de sábado para domingo no destino.
Como posso consultar voos sem reservar?
A nossa página Web não exige que esteja registado nem solicita nenhum dado extra para realizar uma consulta de disponibilidade e preço, simplesmente deverá ir à nossa página principal e seleccionar os dados da sua consulta. Aceda através da nossa página de voos e preencha as casas que aparecem para poder visualizar todas as ofertas para qualquer destino e data. Nota: Ao ser uma página dinâmica, o preço seleccionado não será definitivo até que a página confirme o código da reserva.
Como posso realizar uma reserva?
Para formalizar uma reserva, deverá preencher: aeroporto de origem, aeroporto de destino e forma da viagem (apenas ida, ida e volta ou múltiplos itinerários).Seleccione data de ida e regresso, bem como o número de passageiros que irão viajar incluindo crianças (cuja idade entre 2 e 12 anos sem cumprir) e bebés (de 0 a 2 anos sem cumprir). O sistema oferecerá sempre as opções ordenadas por preço, também pode seleccionar a pesquisa por companhia, horários, etc., escolhendo a mais interessante para si e posteriormente o nosso sistema mostrará o preço dos segmentos escolhidos. Posteriormente aparecem todas as combinações possíveis de acordo com os dados facultados. Seleccione o que se ajuste à sua preferência e não esqueça clicar o botão reservar, assim terá iniciado o processo de reserva.
Dados de voo e forma de pagamento:
Para confirmar reserva, necessitamos os seus dados pessoais e o principal é o correio electrónico (por favor indique uma direção de correio electrónico ao qual tenhas acesso porque qualquer modificação, etc. sobre a sua reserva será enviada à referida direcção de correio).Introduza os dados dos passageiros que irão viajar.
Atenção! é muito importante escrever os nomes e apelidos tal como constam no passaporte ou documento de identificação (cartão de cidadão /bilhete de identidade/ ou outro similar). Qualquer alteração ou cancelamento pressupõe uma penalização de até 100% do valor por parte da Cía. aérea. Não pode utilizar diminutivos ou alcunhas, caso os utilize poderá ter problemas com a Companhia aérea no momento do embarque, o passaporte ou (cartão de cidadão /bilhete de identidade/ ou outro similar) será o documento de identificação que será solicitado, não sendo responsabilidade da agência de viajes a inclusão dos dados incorrectos.
Nota: Dependendo da opção de voo que realize, é possível que a sua reserva apenas permita o pagamento com cartão de crédito.
Verifique todos os dados introduzidos, seleccione y leia as condiciones de tarifa, clique no botão aceitar. Se não estiver correcto, por favor não continue.
Ao finalizar o processo da reserva de forma correcta, a nossa página Web facultará um código de reserva. Por favor, guarde-o, é o dado principal para qualquer consulta com o departamento de logística- Internet.
Se confirmar a sua reserva on-line através da nossa web, brevemente irá receber um correio electrónico com os procedimentos a seguir.
Se pelo contrário escolheu a opção de recolha na delegação, deverá comparecer no mesmo dia, máximo 24 horas despois da sua reserva, na agência seleccionada para que emitam o(s) seu/s billete/s.
Devido às condições especiais de alguns dos produtos, o pagamento apenas poderá efectuar-se com cartão de compra de El Corte Inglés ou com cartão de crédito/débito.
Uma vez efectuada a reserva, se desejar financiar a sua compra, pagar com um cartão presente El Corte Inglés ou com o seu Cartão Viagem, pode solicitá-lo, antes da data de saída da viagem, numa das nossas agências de Viagens El Corte Inglés. Recorde que neste caso serão cobrados os gastos de emissão correspondentes à tarifa posicionada.
Algumas companhias aéreas limitam o número de caracteres que pode ter o nome completo dos seus passageiros ao efectuar uma reserva. A nossa web contabiliza de forma automática, não permitindo exceder o limite de caracteres. Se o nome do passageiro tal como aparece escrito na sua documentação passaporte ou documento de identificação (cartão de cidadão /bilhete de identidade/ ou outro similar) supera a limitação de caracteres da companhia aérea, efectue a sua reserva em qualquer agência de Viagens El Corte Inglés. Recorde que a existência desta limitação de caracteres não servirá de justificação para não ser cumprida a obrigação de introduzir o nome dos passageiros exactamente tal como aparecem nos seus documentos.
Notificação de Alterações na minha reserva
Viagens El Corte Ingles NÃO pode responsabilizar-se por alterações ou cancelamentos de voos por parte das companhias aérea, após a confirmação e aquisição do bilhete. Qualquer tipo de alteração de horário, cancelamento ou modificação dos voos contratados é responsabilidade da companhia aérea que actua como transportista do próprio passageiro. A nossa forma de aviso ao cliente, sempre que a companhia aérea de linha regular nos avise com a antecedência suficiente de qualquer alteração ou cancelamento da operativa dos voos contratados originalmente, será via e-mail, como tal, é importante que no momento da compra indique correctamente este dado e consulte diariamente o seu correio electrónico, caso contrario poderá não conhecer essas alterações, as quais poderiam supor até a perda de algum voo impossibilitando esta situação o inicio ou continuação do seu itinerário, tendo de suportar os gastos impostos pelas companhias aéreas correspondentes à continuação do mesmo. É necessário reconfirmar o estado dos seus voos 48 horas antes da saída e regresso, contactando directamente com a companhia aérea.
Modificações ou Anulações
Ao comprar o seu bilhete pode verificar as condições do mesmo na mesma página Web. Se a tua reserva de voo foi confirmada por telefone, os nossos agentes, salvo solicitação expressa da sua parte, irão oferecer sempre a tarifa mais reduzida, que não permite nem alterações nem cancelamentos.
Se deseja realizar alguma modificação sobre a reserva já realizada, poderá fazê-lo contactando o Departamento de Venda à Distância, caso a reserva tenha sido efectuada on-line, onde será explicado os detalhes da alteração e o seu custo. Se a reserva foi efectuada numa das agências de Viagens El Corte Inglés deverá contactar a mesma, onde será explicado os detalhes da alteração e o seu custo correspondente.
O check-in on-line deverá ser realizado pelo próprio passageiro.
Como funciona um bilhete electrónico?
No momento da compra, na página onde se oferecem todas as opções de voo, será indicado se é possível utilizar bilhete electrónico. No caso de ser possível, apenas terá de introduzir o passaporte ou documento de identificação (cartão de cidadão /bilhete de identidade/ ou outro similar dos passageiros e uma morada de correio electrónico, à qual será enviado um e-mail (correio electrónico) com os detalhes do seu voo e seu código de reserva. Não é necessário que faculte uma morada física de entrega para receber o o bilhete, visto que será suficiente identificar-se com o passaporte ou documento de identificação (cartão de cidadão /bilhete de identidade/ ou outro similar no balcão da companhia aérea (Aeroporto) e apresentar o código da reserva.
Gastos de gestão e emissão
Viagens El Corte Inglés dispõe de um dos gastos de emissão de passagens aéreas mais económicas do mercado, cujo valor por passageiro pode consultar-se directamente na página web de disponibilidade de voos, antes de efectuar a sua compra. Este valor não é reembolsável em nenhum caso.
Gastos de posicionamento
No caso de optar por levantamento do bilhete na delegação deverá ter em conta que: 1) a delegação seleccionada cobrará um gasto de posicionamento por pessoa (cujo valor será informado no processo de compra, na página de suplementos, ao escolher esta forma de pagamento) pelo valo de 25€ em caso de voos domésticos, 35€ em caso de voos de médio curso, 55€ em caso de voos de longo curso. 2) o tempo máximo permitido (salvo indicação contrária), será de 24 horas (no horário comercial da agência seleccionada). Assegure-se tanto do horário como dos dias de encerramento (feriados, domingos, etc. na sua comunidade autónoma).
Consideramos “voos domésticos”: Voos Nacionais e voos internos. “Médio Curso”: Voos Europa, Norte de África e Oriente Próximo. “Longo Curso”: Voos Intercontinentais.
Desconto Residente Madeira e Açores:
O programa de mobilidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores disponibiliza um subsídio aos passageiros que sejam residentes efetivos, residentes equiparados ou estudantes, o qual prevê a devolução de parte do valor gasto na viagem de ida, de volta ou de ida e volta, nos termos específicos dos regulamentos aplicáveis, desde que os passageiros obedeçam aos requisitos que constam nos mesmos.
O valor não é descontado no momento do pagamento, apenas posteriormente sendo os CTT a Instituição de pagamento entidade pagadora.
No âmbito do serviço aéreo entre o Continente e a Região Autónoma dos Açores, acha-se o programa regulamentado pelo DL nº 41/2015 de 24 de março e Portaria n.º 95-A/2015 de 27 de março, e no âmbito dos serviços aéreos entre o Continente e a Região Autónoma da Madeira, encontra-se regulamentado pelo DL nº 134/2015 de 24 de Julho e Portaria nº 260-C/2015 de 24 de Agosto.
Consulte os termos para Processamento da documentação em cada companhia.
O que são as taxas de Aeroporto?
Trata-se de uns gastos impostos pelos próprios aeroportos, alheios às companhias aéreas ou fornecedores e que dependem da cidade de destino, o tipo de voo, as escalas técnicas que realizem os mesmos, etc. São totalmente independentes às taxas do bilhete.
Quem é considerado menor?
Para efeitos de transporte aéreo, menor é a pessoa que não tenha os 18 anos de idade na data do voo.
Bebé: É o menor que, na data do voo, ainda não tenha os 2 anos de idade. Viaja sem ocupar lugar, acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos, pagando uma percentagem variável da tarifa do adulto. Para todos os efeitos, o bebé deverá sê-lo na totalidade da viagem. Caso contrário, será considerado como criança pagando a tarifa correspondente.
Criança: É o menor que, tendo os 2 anos de idade, não tem 12 anos na data do voo e viaja sempre acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos. Viaja ocupando lugar, pagando uma percentagem variável da tarifa de adulto. Para todos os efeitos, a criança deverá sê-lo durante a totalidade da viagem. Caso contrario, será considerado como adulto pagando a tarifa correspondente
Jovem: É o menor que tendo os 12 anos de idade, não tem os 18 anos na data do voo. Viaja ocupando lugar, pagando tarifa de adulto.
A saída de menores de território nacional está condicionada
A saída do país de menores nacionais, bem como a entrada e saída de menores estrangeiros residentes legais é regulada pelo Decreto-Lei 138/2006, de 26 de Julho (artigo 23º da Lei dos Passaportes) e pela Lei 23/2007 de 4 de Julho (artigo 31º da Lei de Estrangeiros), com as alterações introduzidas pela Lei n.º 29/2012, de 9 de Agosto.
De acordo com a legislação em vigor em Território Nacional, os menores nacionais e os menores estrangeiros residentes legais em Portugal que pretendam ausentar-se do país e viajem desacompanhados de ambos os progenitores, deverão exibir uma autorização de saída emitida por quem exerça a responsabilidade parental,legalmente certificada.
Sendo a autorização de saída necessária, alerta-se para o facto de, em matéria de controlo de fronteira, às viagens realizadas entre Estados parte do Acordo de Schengen se aplicarem as regras constantes do mesmo. A autorização de saída deve constar de documento escrito, datado e com a assinatura de quem exerce a responsabilidade parental legalmente certificada, conferindo ainda poderes de acompanhamento por parte de terceiros devidamente identificados.
Tendo-se em consideração a diversidade de relações familiares que se repercutem na determinação de quem exerce a responsabilidade parental e das várias situações em concreto, aconselha-se a consulta do portal www.sef.pt.
A exigência quanto ao tipo de autorização e as circunstâncias em que é requerida esta documentação é muito variável segundo o país de destino e a sua legislação e costumes locais. Em caso de dúvida, é conveniente consultar com a Embaixada ou Consulado de país de destino e consulta ao site www.sef.pt.
Limitações de Menores com cada Adulto
As companhias de voo regular costumam aceitar por cada passageiro adulto um máximo de:
Um bebé.
Um bebé e uma criança menor de 5 anos.
Duas crianças menores de 5 anos.
Para voar com mais de duas crianças entre 5 e 12 anos terá de consultar com a companhia aérea seleccionada. Excepcionalmente (sempre será necessário consultar com a companhia aérea correspondente) poderá aceitar por cada passageiro adulto, dois bebés, sempre que um viaje ao colo do passageiro adulto e o segundo numa cadeira de carro homologada, ocupando o lugar contiguo ao do passageiro. A tarifa a aplicar para o bebé que ocupa o lugar será a mesma que a de uma criança.
Restrições de Menores não acompanhados por um Adulto
A página web de Viagens Corte Inglés S.A. não gere solicitações para menores não acompanhados por tratar-se de um serviço que deve ser confirmado antes da emissão do bilhete. Por esta razão, os clientes com este tipo de solicitações especiais devem dirigir-se a qualquer agência de Viagenes El Corte Inglés. A título orientativo podemos indicar-lhes:
Os menores não acompanhados não serão aceites em voos com código partilhado. As solicitações de acompanhantes durante o voo, nunca serão confirmadas em voos que não estejam operados unicamente pela própria companhia aérea. As companhias aéreas aceitaram em cada voo um número máximo de menores não acompanhados e com assistência no voo confirmada com antecedência. Esta limitação dependerá de cada companhia aérea. Os menores de 5 anos nunca serão aceites num voo sem ser acompanhados por um adulto, sem poder solicitar em nenhum caso assistência para os referidos menores. Para menores entre 12 e 18 anos que viajem sozinhos, a destinos internacionais, também terá de solicitar assistência, e/ou uma solicitação especial de aceitação nos referidos voos se a assistência no for necessária.
Confirmação de Assistência no Voo para Menores não Acompanhados
Os menores sem acompanhar serão aceites sempre que cumpram os seguintes requisitos:
- Que tenha sido confirmada previamente por parte da companhia aérea, a solicitação de assistência para um menor durante o voo.
- Que uma pessoa adulta acompanhe o menor ao aeroporto de saída, realize os trâmites necessários para o embarque do mesmo, apresente o oportuno termo de responsabilidade, e aguarde até que o avião inicie o voo.
- Quando a viagem requer paragem-estadia (com interrupção programada da viagem), será necessário que uma pessoa adulta receba e acompanhe o menor nestas escalas, encarregando-se dos trâmites necessários para o seu reembarque e aguardar até o avião inicie o voo. Este ponto dependerá da rota, da companhia que opere os voos, e do tipo de paragens realizadas durante o trajeto.
- Que um adulto se encarregue do menor e esteja presente no aeroporto de chegada à hora prevista da aterragem do voo, identificando-se o pessoal da companhia para a recepção do menor.
Todas as solicitações de menores não acompanhados, terão que realizar-se sob solicitação especial através da nossa rede de agências físicas. Para qualquer reserva de menor não acompanhado efetuada através desta web, será o próprio cliente o encarregado de mediar com a companhia aérea a solicitação, confirmação e pagamento do referido serviço ou suplementos adicionais que possa supor esta solicitação. Recordamos que este facto pode implicar a perda da totalidade do bilhete pado, pelo que te solicitamos que realize a sua reserva em qualquer agência de Viagens El Corte Inglés.
Direitos dos passageiros aéreos
Clique aqui para conhecer os direitos dos passageiros perante as companhias aéreas.
Impresso Comunitário de reclamação a uma companhia aérea. Clique Aqui para descarregar o formulario de reclamação em formato PDF.
Para poder visualizar os referidos ficheiros deve dispor do programa Adobe Acrobat Reader. É um produto gratuito disponível na Web de Adobe.
Horários no aeroporto
Recordamos que terá de confirmar com a sua companhia aérea a antecedência com a qual deve apresentar-se no aeroporto para realizar os trâmites de embarque nos seus voos. Seja prevenido, é sempre preferível um tempo de espera antes que perder um voo.
Nos voos internacionais para determinados destinos (Israel, USA, etc.) as companhias aéreas exigem uma antecedência superior à habitual. Deve ter em conta que nalgumas datas (Natal, início de períodos de férias, etc.) produz-se uma maior afluência de passageiros, produzindo-se filas nos balcões de check-in, nos controles de acesso e zona de embarque.
A configuração das terminais de alguns aeroportos (por exemplo, o T4 de Barajas em Madrid) pode implicar percorrer distâncias consideráveis entre o controle de acesso e a porta de embarque assignada ao voo.
Medidas de Segurança nos Aeroportos Europeus
Apenas está permitido levar na sua bagagem de mão pequenas quantidades de líquidos. Estes líquidos têm de ser transportados em pequenos contentores com uma capacidade individual máxima de 100 ml. Cada passageiro tem de embalar estes contentores numa bolsa transparente de plástico com auto-fecho com uma capacidade máxima não superior a um litro (bolsa aproximadamente de 20 X 20 cm.), para facilitar a inspeção destes produtos nos controles de segurança.
Consideram-se líquidos as seguintes substâncias:
- Água e outras bebidas, sopas, xaropes.
- Gel de duche ou champô
- Cremes, loções e óleos, incluindo a pasta de dentes.
- Espuma de barbear, outras espumas e desodorizantes.
Apresente todos os líquidos dentro da referida bolsa / saco, em separado da bagagem de mão e coloque-a na bandeja disponível para o efeito nos controles de segurança, para seu exame por parte dos empregados de segurança.
Tire o seu agasalho / casaco e coloque-o na bandeja. Estas peças terão de ser examinadas separadamente enquanto é inspeccionado.
Retire o seu portátil e qualquer outro dispositivo electrónico de dimensões similares das bolsas correspondentes, e coloque-os na bandeja para que sejam inspeccionados separadamente das respectivas bolsas nos controles de segurança.
O que não muda?:
- Levar os produtos autorizados, incluídos os líquidos e substâncias mencionadas no campo anterior, nas malas de porão; as novas medidas aplica-se apenas para a bagagem de mão.
- Levar na bagagem de mão medicamentos e comida para bebés, para uso durante a viagem, apresentando-os separadamente nos controles de segurança, mas não dentro da bolsa transparente.
- Comprar líquidos como bebidas e perfumes, seja em qualquer loja dos aeroportos da UE quando estas estão situadas mais distantes do ponto de controle de segurança ou a bordo de um avião operada por uma companhia aérea europeia.
- Se estes produtos são vendidos em sacos/bolsas selados, não abra até ter finalizado a sua viagem. Se vai continuar a sua viagem noutro aeroporto da UE, não abra esse saco selado até ter saído do último aeroporto comunitário.
- Em caso de dúvida, favor contactar com a sua companhia aérea ou agente de viagem antes do início da sua viagem.
- Por favor coopera com o pessoal de segurança dos aeroportos e as companhias aéreas. Eles trabalham para a sua segurança cumprindo com as normas estabelecidas.
Medidas de Segurança para os passageiros com destino EEUU
Para todos os voos e passageiros com destino EEUU, a TSA (Transportation Security Admininstration) inclui novas medidas de segurança para poder aceder à zona de embarque. Pelo que é indispensável prevenção e pontualidade no check-in e a redução de bagagem de mão na medida do possível. Todos os passageiros devem chegar ao aeroporto pelo menos 3 horas antes da hora de saída do seu voo para facturar e embarcar com tempo suficiente.
Nos voos para EEUU, assegure-se que levar os equipamentos electrónicos com a bateria carregada e em bom estado na bagagem de mão, bem como consultar directamente com a companhia aérea caso existam alterações nos tempos de embarque devido aos requisitos de segurança que a autoridade de segurança dos Estado Unidos (TSA) tenha exigido às companhias aéreas. Em princípio não deveria ocorrer atrasos, mas deverá consultar com a companhia caso tenha sido ampliado o tempo de abertura da porta de embarque. Poderá encontrar mais informação sobre estas medidas, solicitadas pelas Autoridades dos Estados Unidos, aquí:
A partir de 12 de Janeiro de 2009 todos os passageiros sob VWP (países participantes no programa de isenção de visto) estarão obrigados a conseguir uma autorização de viagem electrónica através de ESTA (sistema electrónico para a autorização de viagem) antes de embarcar num transporte para viajar por ar ou mar para os EEUU. A página web de ESTA é: https://esta.cbp.dhs.gov/ onde deverá preencher on-line o formulário de solicitação em inglês com pelo menos 72 horas de antes da viagem. Na maioria dos casos irá receber resposta em poucos segundos, como autorização aprovada, viaje não autorizada ou autorização pendente. Para informação adicional visite: www.CBP.gov/travel.
De acordo com os novos requisitos, as pessoas que tenham viajado para o Irão, Iraque, Sudão ou Síria desde Março de 2011, ou tenham dupla nacionalidade de algum destes países, não entrará no âmbito do programa de isenção de vistos (Visa Waiver Programme) e, caso já tenha sido o ESTA, o mesmo será revocado (mediante comunicação). As pessoas que se encontrem nesta situação devem tramitar correspondente visado na embaixada dos Estados Unidos.
O novo regime de VWP estabelece excepções gerais para militares e funcionários governamentais que tenham viajado para esses países com carácter oficial. Também se estabelecem excepções que serão estudadas caso a caso para passageiros nas seguintes categorias: funcionários de organizações internacionais e entidades sub-nacionais (p.e. governos e parlamentos regionais) que viajaram com carácter oficial, jornalistas e membros de ONGs humanitárias em viagem profissional e homens de negócios que tenham viajado ao Iraque ou Irão. No caso específico de viagens de negócios a este último país, a excepção será considerada quando a viagem tenha sido realizada depois do acordo nuclear com o Irão, a 14 de Julho 2015. Em todos os restantes casos deverá solicitar-se o visto correspondente.
Recomenda-se a todos os passageiros que tenham um ESTA vigente ou venham a solicitar um para viajar brevemente aos Estados Unidos e possam estar incluídos nalguma das categorias anteriores que se informem na Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos, bem como com sua companhia aérea, e em todo o caso possuam, no momento de viajar, a documentação acreditativa oportuna. Mais informação em https://www.cbp.gov/travel/international-visitors/know-before-you-visit
Nos voos internos, desde ou para os EEUU existe a proibição estabelecida pelo US DOT (Department of Transportation) de levar, tanto na bagagem de porão como na cabine, produtos considerados como perigosos quando se realize um voo interno, desde ou para os Estados Unidos de América.
Cartões de fidelização das Companhia Aéreas
Aqueles clientes cujo cartão de fidelização de uma companhia aérea esteja associada a um nome que não coincida exactamente com o nome do passageiro, não poderá associar o seu cartão de fidelização no momento de efectuar a reserva on-line. Em alterativa, deverá solicitá-lo directamente no balcão da companhia aérea, através da sua página web se dispõe de referida funcionalidade ou mediante qualquer mecanismo válido para o efeito e reconhecido pela companhia aérea, observando sempre as condições que esta possa aplicar quanto a prazos máximos ou outras circunstâncias.
Reservas com Companhia áereas low-cost:
Se realizar uma reserva de voo com uma companhia aérea das denominadas low-cost, como por exemplo Easyjet, Vueling, Ryanair, etc., deverá ter em conta as seguintes circunstâncias: A) Estas reservas requerem que efectue o check-in online e apresente o cartão de embarque impresso no aeroporto. No caso de não apresentar o cartão de embarque impresso, a companhia aérea poderá aplicar um suplemento por essa tramitação. B) Qualquer trâmite de cancelamento ou alteração deverá ser realizado pelo passageiro ou titular da reserva contactando directamente com a companhia aérea.
Por outro lado, recorde que a normativa interna das companhias aéreas low cost obriga que todos os menores de 14 anos deverão voar sempre acompanhados por um adulto e devidamente documentados passaporte ou documento de identificação (cartão de cidadão /bilhete de identidade/ ou outro similar aplicável). Caso não sejam cumpridos estes requisitos, será negado a estes menores de 14 anos o embarque nos voos englobados dentro das companhias low-cost. Algumas companhias aéreas entre as quais incluem-se as low cost não oferecem o serviço de assistência a menores de 14 anos.
Recorde consultar directamente com a companhia aérea as condições de bagagem, tais como as medidas máximas das malas ou seus pesos máximos autorizados.
6) Cruzeiros
DOCUMENTAÇÃO
Todos os passageiros, sem exceção (inclusive crianças), deverão ser portadores da sua documentação pessoal e familiar, seja passaporte ou Cartão de Cidadão, de acordo com a legislação do país ou países que visitam. Todos os documentos de viagem (Passaporte, Cartão de Cidadão, Vistos, etc.) devem estar válidos e em vigor nas datas da viagem. Documentos caducados e/ou em processo de renovação ou pedido, mesmo com comprovativo oficial, NÃO são considerados documentos válidos e implicam a negação do embarque. É responsabilidade dos passageiros informarem-se sobre a documentação necessária para viajar para o(s) destino(s) que visitem. Quando a viagem assim o exigir, é responsabilidade dos passageiros obter os vistos, passaportes, certificados de vacinação e/ou qualquer outro documento necessário à viagem, para o qual podem entrar em contacto com o Consulado/Embaixada do país correspondente. Caso a concessão do visto seja rejeitada por qualquer Autoridade, por causas particulares do usuário, ou a sua entrada no país seja negada por falta dos requisitos exigidos, ou por falha na documentação requerida, ou ainda por não ser portador da mesma, a Agência Organizadora declina qualquer responsabilidade por eventos desta natureza, cabendo ao consumidor qualquer despesa que dela origine, aplicando-se nestas circunstâncias as condições e normas estabelecidas para os casos de desistência voluntária de serviços. Os passageiros de Cruzeiros devem ter um passaporte com vigência mínima de pelo menos 6 meses a partir da data de finalização da viagem. Lembramos a todos os usuários, e em especial aos que não têm nacionalidade portuguesa, que se devem assegurar, antes de iniciarem a viagem, de terem cumprido todas as normas e requisitos aplicáveis em matéria de visto para poderem entrar sem problemas em todos os países que vão visitar. Aqueles passageiros que não são cidadãos da União Europeia devem consultar a sua embaixada e o local de destino sobre a documentação necessária para viajar. No caso de um ou mais passageiros da reserva não ter a nacionalidade portuguesa ou espanhola, ou caso a tenham e não residam em Portugal ou Espanha, devem verificar primeiro a documentação necessária para viajar.
Não terão direito a qualquer reembolso, aqueles passageiros que não podem realizar o cruzeiro por falta ou irregularidade nos documentos pessoais necessários de expatriação, bem como dos vistos de permanência e trânsito válidos para todos os países afetados pelo itinerário.
Os menores de idade (variável dependendo da companhia), no caso de viajarem sozinhos, com pessoas que não sejam seus pais ou responsáveis legais, ou com apenas um dos pais quando estiverem separados/divorciados, devem ser portadores de uma autorização por escrito assinada pelos pais ou tutores, e reconhecida pelo notário, para que seja apresentada sempre que solicitada por qualquer autoridade. Em qualquer caso, os menores devem ser portadores do seu próprio passaporte ou cartão de cidadão. Por favor, verifique as condições de cada companhia de navegação ao efetuar a sua reserva.
Tenham em conta que qualquer passageiro que viaje ou efetue escala nos EUA ou China necessitará de um passaporte electrónico ou biométrico. Para além disso, desde 12 de janeiro de 2009, para poder entrar ou fazer escala nos EUA sem necessidade de visto, o passageiro deverá obter uma Autorização de Viagem (ESTA) emitido pelas Autoridades Emigratórias desse país. Para isso, deve ser o próprio passageiro, e não a agência de viagens, a efetuar o pedido, registando-se na página web https://esta.cbp.dhs.gov com pelo menos 4 dias antes do início da viagem (recomendamos que o faça com mais antecedência, pois a rejeição desta autorização supõe a obtenção de um visto prévio) e pagar a taxa exigida ao efetuar o pedido. O passageiro deverá ser portador do comprovativo da realização da referida gestão, caso seja solicitada nos EUA.
Muito importante: O nome indicado na reserva deve coincidir exatamente com o que consta no passaporte, bem como o local, a data de nascimento, a nacionalidade e o número do passaporte, caso contrário poderá ser negado o embarque. Qualquer alteração destes dados após a reconfirmação do cruzeiro pode implicar despesas de gestão e/ou cancelamento.
RESTRIÇÕES DE IDADE
Na maioria das companhias marítimas, a idade mínima do passageiro para embarcar é de seis meses, a partir da data de saída do cruzeiro, e de doze meses no caso de cruzeiros transatlânticos, transoceânicos ou que realizem 3 dias ou mais de navegação consecutiva. Em qualquer caso, deve sempre consultar a sua agência de viagens.
Maioridade: nas companhias marítimas americanas considera-se adulto a partir dos 21 anos, não sendo permitido que menores de 21 anos viajem sozinhos, num camarote, a menos que estejam acompanhados pelo pai, mãe ou responsável maior de 21 anos. No caso de casamento em que ambos são menores de 21 anos, mas maiores de 18 anos, uma certidão de casamento será exigida no momento da reserva. No caso de adultos que viajam com menores de 18 a 21 anos e que não sejam seus pais ou responsáveis legais, dependendo de cada companhia de navegação, será exigida carta autenticada dos pais ou responsáveis legais. É da responsabilidade dos interessados dispor dessa documentação em ordem no momento da saída do cruzeiro.
A idade do passageiro no momento do embarque determinará o seu estatuto durante todo o cruzeiro.
Lembre-se de fazer a sua reserva corretamente indicando os tipos de passageiros em função da sua idade, tendo sempre em conta a política de idade da companhia marítima com a qual fará o seu cruzeiro que pode consultar ao fazer a sua reserva na web, antes da confirmação.
VISTOS
No caso de países que exigem visto de entrada e este não possa ser processado diretamente à chegada, o passageiro deverá pagar, para além das taxas do visto, as despesas correspondentes ao seu processamento.
As taxas do visto podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Em caso de processamento de visto urgente, o passageiro deve pagar, para além das taxas correspondentes (as taxas de visto urgente diferem das normais), os custos de processamento e gestão de urgência.
Nota importante: nos casos em que a Agência Organizadora disponibiliza ao passageiro o serviço de processamento dos vistos necessários à viagem contratada, não incorrerá em qualquer tipo de responsabilidade pela não obtenção dos mesmos, pela sua obtenção em datas que impossibilitem a realização da viagem ou pela perda ou atraso que a documentação possa sofrer.
Nacionalidades diferentes da portuguesa: consulte os organismos competentes, bem como a respetiva Embaixada e Consulado, relativamente aos requisitos de entrada nos diferentes países.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O DESTINO
Para informações mais importantes sobre o destino e suas peculiaridades, consulte o site https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/
CAMAROTES GARANTIDOS
Eventualmente, encontrará a possibilidade de fazer reservas de camarotes garantidos. Nesses casos, a companhia garante um tipo específico de categoria (interior, exterior, varanda, etc.). O cliente saberá a categoria e o número do seu camarote ao receber a documentação do seu cruzeiro ou no mesmo dia do embarque. O número do camarote e a sua localização no navio são atribuídos pela companhia de navegação e não é permitida nenhuma alteração.
A companhia de navegação pode atribuir um camarote de categoria superior à originalmente reservada, sem custo adicional, levando em consideração que a mesma pode estar localizada em deck inferior. Da mesma forma, existe a possibilidade de serem atribuídos camarotes com vista obstruída e/ou varanda fechada. Camarotes garantidos não são recomendados para passageiros que viajam juntos e desejam ter camarotes perto; ou para passageiros que estejam interessados em um deck ou área específica do navio; ou desejem um camarote com características específicas.
CAMAROTES TRIPLOS E QUÁDRUPLOS
Salvo indicação expressa em contrário, as terceiras e quartas pessoas, sejam crianças ou adultos, serão acomodadas em sofá-cama, beliche ou cama extra, pois na maioria dos navios não existem camarotes triplos ou quádruplos (três / quatro camas das mesmas dimensões).
Logicamente, acomodar a terceira e a quarta pessoa na mesma unidade reduz consideravelmente o espaço livre da mesma.
VACINAS
Não espere até o último minuto para saber se está corretamente vacinado de acordo com os regulamentos dos países que vai visitar. Para obter mais informações, entre em contacto com as Delegações de Saúde Estrangeiras competentes na sua região.
SAÚDE
A situação da gravidez e o padecimento de certas doenças crónicas (alterações da pressão arterial, cardiopatias, etc.) devem ser tidas em consideração na seleção do país ou países a visitar, avaliando fatores como a altitude da região, doenças endémicas, climatologia, bem como vacinações ou profilaxias exigidas ou recomendadas. Consulte o seu médico antes de iniciar a sua viagem.
Também existem restrições de embarque para mulheres grávidas em cruzeiros. O embarque não é normalmente permitido para mulheres que entraram na 24ª semana de gravidez. Por favor, verifique as condições de cada companhia de navegação ao efetuar sua reserva.
FURACÕES
Os furacões podem formar-se em qualquer época do ano, embora seja mais provável que nas Caraíbas se formem no período de junho a novembro. Os radares meteorológicos e satélites detetam a sua formação, mas muitas vezes ocorrem mudanças inesperadas na trajetória, velocidade e força, fazendo com que seja muito difícil determinar com exatidão e antecedência a área específica que será afetada por esse fenómeno, bem como o seu grau de incidência. Nas áreas afetadas, a previsão e o planeamento da evacuação são estabelecidos e impostos pelo Governo de cada país, devendo os turistas estrangeiros submeterem-se a eles.
MEDICAMENTOS
No caso de tratamentos médicos, é aconselhável levar consigo os medicamentos necessários, pois em alguns países não será possível encontrá-los. É conveniente, a seu critério, incluir alguns medicamentos para as condições mais comuns, como febre, transtornos intestinais, constipações, etc., uma vez que os regulamentos sobre a livre disposição e consumo de medicamentos, dependendo da sua composição, podem variar em cada país. Se está a realizar algum tratamento deve consultar especificamente o seu caso com as organizações de saúde competentes.
TAXAS DE AEROPORTO E/OU TAXAS GOVERNAMENTAIS
As taxas de aeroporto devem ser pagas sempre em dinheiro e no aeroporto de saída do país que o requer.
A menos que expressamente indicado, os preços apresentados durante o processo de compra não incluem as taxas correspondentes ao imposto sobre estadias turísticas, como nas Ilhas Baleares.
VOOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO
Se dispõe deste serviço, é importante verificar com a companhia de navegação os dados dos voos confirmados, pelo menos 24 horas antes da partida.
BAGAGEM (NOS VOOS)
O limite de peso da bagagem incluída no seu bilhete de avião depende da companhia que opera o voo e do destino. Toda a bagagem que exceder os limites será considerada como excesso, com a consequente sobretaxa afixada pela companhia em cada caso.
É permitido transportar na cabine como bagagem de mão uma mala cujo peso e dimensões máximos estejam de acordo com os estabelecidos por cada companhia e na qual devem ser tidas em consideração as medidas de segurança nos aeroportos que restringem a quantidade de líquidos ou substâncias de consistência semelhante que os passageiros podem transportar.
Em algumas rotas domésticas que são feitas em aeronaves leves ou pequenos aviões, o limite de peso máximo permitido varia entre os 10 e os 15 kg por pessoa, dependendo da companhia que opera o voo e da rota. Nestes casos, a restante bagagem deverá permanecer no hotel ou depósito do aeroporto até ao seu regresso.
No caso de ocorrer dano ou extravio da bagagem durante a viagem, lembramos a importância de apresentar a denúncia/reclamação na companhia aérea no destino de solicitar o comprovativo da mesma.
ALTERAÇÕES DE ITINERÁRIO
Alterações de itinerário no CRUZEIRO: as informações do itinerário do cruzeiro e as descrições do cruzeiro selecionado podem estar sujeitas a alterações por parte da companhia de navegação.
Alterações de itinerário em VOOS: todos os itinerários publicados podem estar sujeitos a possíveis alterações de destino, devido a problemas climáticos ou operacionais. Também pode acontecer que, devido a alterações de programação das companhias aéreas, as datas de saídas, escalas ou itinerários sofram alterações.
GUIAS ACOMPANHANTES
Quando for indicado um guia português, bilingue ou multilingue, referimo-nos aos guias locais do país visitado, que o acompanharão no circuito e/ou excursões. Nenhuma referência é feita a um guia acompanhante de Portugal.
As visitas, transfers e circuitos podem ser operados indistintamente por um motorista e um guia especializado ou por um motorista-guia que desempenha ambas as funções.
DESPESAS DE CANCELAMENTO DE TRANSPORTE/S
Devido às condições especiais de contratação nas tarifas de transporte utilizadas para a preparação dos preços publicados, o cancelamento ou alteração da viagem por parte do passageiro, pode implicar gastos de cancelamento de 100% do valor do bilhete aéreo ou ferroviário e marítimo, se os mesmos já tiverem sido emitidos.
TRANSFERS
Dependendo do país e das circunstâncias, os transfers podem ser realizados em autocarro de turismo, táxi, minibus, barco ou qualquer outro tipo de transporte. Não garantimos que o motorista fale português. Os preços dos transfers são baseados em um mínimo de duas pessoas, embora também exista a possibilidade de um suplemento para quando uma única pessoa viaja. Quando os transfers são realizados em horário nocturno, feriados e domingos, também pode haver um suplemento.
Recomenda-se que os viajantes estejam presentes durante a carga e descarga da sua bagagem.
Em qualquer serviço de transfer, a perda e/ou esquecimento por parte dos clientes de objetos pessoais nos veículos utilizados, não implicará qualquer responsabilidade por parte do prestador do mesmo ou da Viagens El Corte Inglés. Em caso de extravio de bagagem na chegada ao aeroporto, antes de fazer a reclamação obrigatória à companhia aérea para o preenchimento do relatório de incidente com a bagagem, entre em contacto com o nosso representante no destino para o avisar da sua chegada e do atraso da sua saída para a área de espera devido ao extravio da bagagem, para que possam esperar por si e efetuar o transfer. Se o incidente não for comunicado, a prestação do serviço de transfer não pode ser garantido.
Salvo especificação a este respeito, os transfers não incluem serviço de bagageiro ou assistência.
VISITAS E EXCURSÕES
As visitas publicadas ou incluídas nos itinerários podem estar sujeitas a possíveis alterações de destino devido a problemas operacionais, de voo, meteorológicos, etc. Essas alterações podem implicar o cancelamento da visita. As visitas/excursões podem não estar adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Por favor, consulte ao efetuar a sua reserva.
HOTÉIS
Se no momento de fazer a reserva o hotel e / ou circuito estiver completo na tarifa e / ou classe de quarto e / ou circuito contratado e for confirmado outro diferente do publicado, o preço pode variar. Por ocasião de eventos especiais (feiras, congressos, competições desportivas, etc.), os estabelecimentos hoteleiros podem estabelecer, em determinadas datas (sujeito a alteração), suplementos sobre o preço indicado.
Os quartos contratados para este catálogo são do tipo standard, salvo indicação em contrário, e baseiam-se nos nomes fornecidos pelos estabelecimentos. Em geral, 1 ou 2 camas, independentemente do número de pessoas que os ocupem. É possível que os quartos base utilizados neste catálogo, independentemente da categoria do hotel, sejam interiores. A confirmação de quartos com outros tipos de vistas pode estar sujeita a um suplemento sobre o preço publicado.
Os serviços, actividades e facilidades complementares indicadas nas descrições dos estabelecimentos (tais como minibar, ginásio, parque de estacionamento, serviço de toalhas na piscina, cofre, creche, etc.), são publicados exclusivamente a título informativo e estão sujeitos, salvo indicação em contrário, a um custo adicional com pagamento direto pela sua utilização. Como regra geral, os estabelecimentos não permitem fumar em nenhuma das suas instalações.
CARTÕES DE CRÉDITO EM HOTÉIS (SEM DÉBITO)
É regra usual na maioria dos hotéis solicitar um cartão de crédito e assinatura, ou na sua falta, um depósito em dinheiro (na moeda local dos hotéis e em moeda oficial a bordo, no caso do cruzeiro) para cobrir eventuais extras.
REGIMES ALIMENTARES
As bebidas nos regimes alimentares não estão incluídas nos preços, salvo indicação em contrário. Se por motivo de atraso, qualquer que seja, não for utilizado o serviço de restauração correspondente ao regime alimentar contratado, não haverá direito a qualquer reembolso. Recomenda-se a não beber água da torneira (beba engarrafada), nem a comer alimentos não cozinhados.
TUDO INCLUÍDO
Os navios e estabelecimentos que oferecem esta opção costumam incluir todas as refeições, lanches, bebidas nacionais e desportos náuticos não motorizados. Normalmente não estão incluídas neste regime bebidas de marca e/ou engarrafadas, bem como outros serviços que o hotel ou navio possam oferecer como massagens, sauna, cabeleireiro, escola de mergulho, etc.
PREÇOS, DESCONTOS E SUPLEMENTOS
Os preços indicados são em euros, por pessoa (com base em 2 pessoas por camarote) e são válidos para o mercado português e estão sujeitos a possíveis alterações.
Os preços especiais para crianças aplicam-se quando estas partilham um camarote com dois adultos (salvo indicação em contrário), geralmente dormindo em beliches, camas extras ou sofás-cama, e em todos os casos devem pagar taxas de embarque, quota de serviço e qualquer outro serviço extra. Consulte os preços para 3ª e 4ª pessoa, adultos, crianças ou bebés partilhando camarote com dois adultos (sujeito a disponibilidade), assim como suplementos para camarote duplo de uso individual. Ambos os descontos e suplementos podem variar dependendo da data de saída ou do tipo de categoria.
ACESSO AO RESTAURANTE
Alguns estabelecimentos podem exigir roupas adequadas para o acesso ao restaurante, sendo o acesso proibido a clientes que usem roupas informais (fato de banho, calções, t-shirt, etc.). Para evitar possíveis transtornos, aconselhamos que inclua na bagagem um traje adequado para essas ocasiões.
Em certas épocas do ano, e dependendo da ocupação, alguns restaurantes do hotel podem não estar operacionais.
OFERTA / PROMOÇÃO
Qualquer oferta ou promoção que venha a ser realizada pelas companhias de navegação ou estabelecimento hoteleiro não terá caráter retroativo, o que impossibilitará a sua aplicação nas reservas efetuadas antes do início da oferta/promoção.
Na programação de cruzeiros, os descontos comerciais não serão aplicáveis às taxas de embarque, quota de serviço, aumento de combustível, despesas de gestão, gastos de cancelamento ou taxas de processamento de visto.
A oferta de “Crianças Grátis” aplica-se a 1 ou 2 crianças (segundo as condições da companhia de navegação) partilhando camarote com dois adultos e em todos os casos deverão pagar taxas de embarque, quota de serviço e qualquer outro serviço extra.
VIAGENS DE LUA DE MEL
Nos navios/hotéis onde pareça indicado um desconto, preço especial ou atenção especial para clientes em lua de mel, será necessário enviar à companhia de navegação/estabelecimento o documento comprovativo (por exemplo, o convite de casamento). Se a referida prova não for apresentada, o cliente não receberá a referida atenção especial e o navio/hotel poderá cobrar ao cliente a diferença entre o desconto ou preço especial e o preço geral divulgado naquele momento. Além disso, pode ser solicitado o comprovativo no embarque/chegada.
Lembre-se que as condições gerais de reserva dos noivos podem ser distintas dependendo da companhia marítima com a qual a reserva for feita, incluindo o período máximo que pode decorrer desde a data do casamento até à data de saída do cruzeiro.
FERIADOS
Durante a celebração dos feriados de cada país e/ou cidade é possível que transportes, museus, lojas, etc., sejam afetados no seu horário e funcionamento, incluindo o não funcionamento ou o encerramento, sem aviso prévio.
INCIDENTES NO DESTINO
Em caso de anomalia ou deficiência em algum dos serviços, deverá informar imediatamente o prestador do serviço, o correspondente local ou diretamente a Viagens El Corte Inglés, em horário comercial.
CONTROLO DE EXPORTAÇÃO DE FLORA E FAUNA
Normalmente, os destinos proíbem a exportação de espécies protegidas da sua fauna e flora, realizando inspeções na fronteira para evitar que essas espécies e certos produtos ou vestuários feitos com elas sejam extraídos do país.
OBJETOS ESQUECIDOS NO DESTINO
A agência organizadora não se responsabiliza pelo esquecimento no destino por parte dos clientes de objetos pessoais. Em caso de extravio e posterior localização do(s) objeto(s), será efetuada a devolução do(s) mesmo(s) com os devidos portes de envio (por conta do passageiro).
TRANSPORTE AÉREO E OUTROS SERVIÇOS AÉREOS DISPONIBILIZADOS PELAS COMPANHIAS DE NAVEGAÇÃO
Algumas companhias de navegação disponibilizam serviços aéreos e terrestres (voos e/ou transfers e/ou hotéis) em combinação com os seus cruzeiros (por vezes incluídos nos preços publicados). Estes serviços estão sujeitos à disponibilidade da companhia de navegação e podem sofrer alterações de horário, itinerário, escalas, companhia aérea, etc. Recomendamos consultar estes serviços antes da data de embarque, pois podem sofrer alterações. Além disso, esses serviços ar-terra, uma vez confirmados, podem ter 100% de gastos em caso de cancelamento. Por favor, verifique as condições no momento da reserva.
CAMAROTES ADAPTADOS
Os camarotes adaptados destinam-se exclusivamente a passageiros com mobilidade reduzida ou com uma deficiência que obrigue à utilização de um camarote adaptado. Caso um passageiro que não o necessite tenha reservado um desses camarotes, poderá ser-lhe solicitado a alteração para outro camarote da mesma categoria ou superior com o consequente custo adicional para o passageiro.
OBJETOS A BORDO
Não são permitidos a bordo objetos que gerem calor ou chamas como ferros de engomar, fogões elétricos, velas, incensos ou qualquer outro objeto que possa causar qualquer tipo de dano.
PEDIDOS ESPECIAIS
O tamanho da mesa e a configuração das camas são pedidos que ficam sujeitos a disponibilidade. Serão confirmados, sempre que possível, no momento do embarque.
SEGURO
Em todas as reservas de cruzeiros, é recomendável fazer um seguro que cubra toda a estadia (não apenas a duração do cruzeiro), e todos os pacotes de serviços contratados com a companhia de navegação: avião, comboio, hotel, cruzeiro, transfers, visitas, etc., assim como os gastos de cancelamento da reserva.
QUOTA DE SERVIÇO
Salvo expressamente indicado, os preços apresentados no nosso site não incluem a quota de serviço (uma contribuição suplementar que é erroneamente chamada de gorjeta, e cujo o valor é baseado na duração da viagem) que a companhia de navegação pode ter estabelecido como obrigatória.
NOTAS LEGAIS
A reserva e a prestação dos serviços são regidas pelos regulamentos aplicáveis.
- Os preços indicados são calculados para o dia do pedido. Qualquer variação no estado dos diferentes itens indicados pode levar à revisão do preço final da viagem, tanto para cima como para baixo, nos estritos valores das referidas variações de preços.
- O PVP não inclui despesas de gestão ou qualquer serviço / taxa / imposto que o cliente deve pagar diretamente ao fornecedor.
- O titular da reserva autoriza a agência a emitir a documentação de viagem correspondente.
- O cancelamento ou alteração dos serviços solicitados pode gerar despesas de gestão e cancelamento a cargo do titular da reserva; bem como, quando for o caso, o pagamento dos valores informados para tais casos.
- O titular da reserva foi informado das condições gerais e particulares que regulam a viagem contratada cujo conteúdo aceita.
- O titular foi suficientemente informado sobre os horários, escalas, ligações e categoria de meio de transporte a utilizar, se aplicável; dos gastos de cancelamento dos diferentes serviços; da necessidade de manter em ordem a sua documentação e a de menores e/ou acompanhantes devidamente autorizados; e da possibilidade de subscrever um seguro adicional que cubra os gastos de cancelamento.
- O cliente aceita expressamente que o seu número de telemóvel seja comunicado aos diversos prestadores dos serviços que integram a sua viagem, de forma a facilitar a sua comunicação com eles no desenvolvimento da viagem.
- A agência reserva-se no direito de reter a documentação e/ou cancelar a reserva caso os valores correspondentes não tenham sido pagos.
DESPESAS DE CANCELAMENTO E ALTERAÇÃO DE RESERVA:
Todas as reservas de cruzeiros estão sujeitas à política de alterações e cancelamentos da Viagens El Corte Inglés, cujos detalhes pode consultar na secção "Política de alterações e cancelamentos de reservas" destas condições, bem como a política de alterações e cancelamentos da transportadora ou de outros prestadores de serviços incluídos na reserva, cujos dados pode consultar durante o processo de reserva no nosso site.
Os pacotes aéreos-terrestres disponibilizados pelas companhias de navegação também estão sujeitos à política de alterações e cancelamentos aplicada pela respetiva empresa e da qual o cliente será informado durante o processo de reserva, antes da confirmação, podendo incorrer em despesas de até 100%.
Alterações de nomes de passageiros são consideradas alterações na reserva.
O passageiro que sair do cruzeiro já iniciado por qualquer motivo não terá direito a nenhum reembolso e deverá pagar o valor integral.
Consulte durante o processo de reserva e antes da sua confirmação a política de alterações e cancelamentos da companhia de navegação seleccionada, a política de alterações e cancelamentos de Viagens El Corte Inglés, bem como o contrato combinado de viagens a que estará sujeita a reserva.
7) Provedor do Cliente
Viagens El Corte Inglés é aderente ao Provedor do Cliente das Agências de Viagens.
As reclamações devem ser apresentadas num prazo máximo de 20 dias úteis após o fim da viagem por escrito para a seguinte morada: Rua Duque de Palmela, 2 - 1ºDto., 1250-098 Lisboa, ou pelo email: provedor@provedorapavt.com.
As agências estão vinculadas ao pontual cumprimento da decisão que venha a ser emitida por tal entidade, as entidades de Resolução Alternativa de Litígios são:
- Provedor do Cliente das Agências de viagens, in http://www.provedorapavt.com;
- Comissão Arbitral do Turismo de Portugal in http://www.turismodeportugal.pt;
- Outras Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) disponíveis em http://www.consumidor.pt, em Lista de Entidades RAL.
8) Aviso legal
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O utilizador deve abster-se de obter e inclusive de tentar obter os Conteúdos por meios ou procedimentos distintos dos que, consoante os casos, foram disponibilizados ou indicados para o efeito no site onde se encontrem os Conteúdos ou, em geral, daqueles que são habitualmente utilizados na Internet para este fim, desde que não envolvam risco de dano ou inutilização do site, dos Serviços e/ou dos Conteúdos.
É proibida a sua utilização para fins comerciais e/ou a sua posterior distribuição dos arquivos gráficos e de textos contidos no site. As imagens e recursos audiovisuais aqui disponibilizados são de uso exclusivo dos utilizadores do site e para fins meramente informativos. Portanto, é proibido o seu uso para ilustrar atividades, produtos ou eventos de outras empresas.
Direitos de propriedade industrial e intelectual
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Duração do serviço
Viagens El Corte Inglés não garante a disponibilidade e continuidade do funcionamento do site. Sempre que seja razoavelmente possível, Viagens El Corte Inglés avisará previamente sobre as interrupções no funcionamento do site.
O acesso ao site, após o devido registo, tem duração indefinida; no entanto, Viagens El Corte Inglés reserva-se o direito de suspender, sem aviso prévio, o acesso aos utilizadores que, a seu ver, violem as regras de utilização do seu site e de exercer as medidas legais oportunas. Além disso, Viagens El Corte Inglés reserva-se o direito de restringir o acesso a algumas secções do site ao público em geral, limitando-se apenas a determinados utilizadores ou grupo de utilizadores mediante o envio de uma senha de acesso (password) da qual serão responsáveis.
Uma vez iniciado o processo de reserva, o utilizador terá 15 minutos para formalizar a mesma. Após este tempo, é possível que se tenha perdido o serviço selecionado e seja necessário reiniciar processo. Para facilitar a operação recomenda-se ao utilizador que tenha consigo o seu cartão de débito / crédito, bem como os dados do passaporte de todos os passageiros.
Exclusão de responsabilidade
Viagens El Corte Inglés exclui qualquer responsabilidade por danos e prejuízos de qualquer natureza eventualmente derivados de: interrupção do funcionamento ou indisponibilidade do acesso ao site; a privacidade e segurança na utilização do site pelo utilizador, e/ou o acesso não consentido de terceiros não autorizados; a eventual transmissão de elementos que afetam negativamente os sistemas informáticos; e a precisão, integridade e actualização oportuna dos Conteúdos do seu site.
9) Seguros
VIAGENS EL CORTE INGLES S.A. recomenda que nas suas deslocações conte com um seguro de viagem que possa cobrir os riscos inerentes às viagens (seguros médicos, de responsabilidade civil, de anulação, de roubo/perda de bagagem, etc.).
Seguros disponíveis para as suas reservas de Hotel, PortAventura, Paradores e Disneyland Paris:
Seguros disponíveis para as suas reservas de voos:
- Seguro de bagagem: cobre a perda de bagagem, atraso na sua entrega e outras coberturas relacionadas consoante os riscos cobertos e somas asseguradas pela apólice.
- Seguro de anulação: cobre os gastos por cancelamento que o fornecedor da sua reserva possa aplicar (não cobrindo os gastos de alteração ou cancelamento da reserva de Viajes El Corte Inglés) consoante os riscos cobertos e somas asseguradas pela apólice.
- Seguro de bagagem e anulação: cobre as coberturas incluídas nos seguros de bagagem e anulação anteriormente descritos consoante os riscos cobertos e somas asseguradas pela apólice.
- Seguro Premium: o seguro Premium é a modalidade com mais coberturas incluídas: seguro de bagagem, acidentes, assistência médica e gastos de anulação do fornecedor da sua reserva, tudo isto conforme os riscos cobertos e somas asseguradas pela apólice. Além disso, isenta do pagamento das despesas de gestão da reserva de Viagens El Corte Inglés para alteração ou cancelamento da reserva.
Estes seguros de voo não são válidos para reservas de serviços com origem e destino fora do território português.
Seguros disponíveis para cruzeiros e aluguer de barcos:
Em caso de reservas de cruzeiros ou aluguer de barcos com ou sem patrão, existe um seguro específico cujas coberturas pode consultar aqui segundo a modalidade escolhida:
- Seguro de cancelamento e bagagem: Consulte coberturas ("Opção A")
- Seguro de cancelamento, assistência e bagagem: Consulte coberturas ("Opção B")
Seguros com coberturas específicas para casos COVID-19
- Seguro “básico”: Anulação, assistência, bagagem, etc. Consulte coberturas.
- Seguro “Premium”: Anulação, assistência, bagagem, etc, com melhores coberturas. Consulte coberturas.
Todos os seguros anteriores contam com condições generais que pode consultar aqui.
Se desejar contratar um seguro para outro tipo de viagem não mencionada, consulte connosco telefonicamente.
Devido às limitações próprias da Lei de Proteção de Dados, Viagens El Corte Inglés não gere com as companhias de seguros aquelas incidências que se produzam durante viagens ou deslocações cobertas por seguros, pelo que deverão ser geridas diretamente pelo segurado.
Se a contratação do seguro for realizada à distância e for estabelecido para uma duração superior a um mês, dispõe de 14 dias desde a sua celebração, ou a partir da receção da documentação contractual, se posteriormente, para notificar a Seguradora da rescisão do contrato se esse for o seu desejo. Terá direito à devolução do pagamento do seguro, exceto pela parte que corresponde ao tempo de cobertura decorrido até ao momento da notificação. Nos demais casos, o seguro não será reembolsável.
Recorde que todos os passageiros com viagem a Cuba (incluindo cruzeiros com escala ou embarque neste país), devem ter uma apólice de seguro de viagem com cobertura de despesas médicas em Cuba.
10) Conselhos de viagem
Jet Lag
Jet Lag, é um desequilibrio que ocorre entre o relogio interno que marca os períodos de sono de uma pessoa e o novo horário que é estabelecido ao viajar para destinos com grandes diferenças de fuso horário.
Como reduzir os seus efeitos?
- Antes da viagem
Certifique-se de que o dia da sua viagem seja tranquilo e com uma boa noite de descanso. Tente fazer algum exercício, como dar uma caminhada, vai ajudá-lo a relaxar e a sentir-se melhor para o dia da sua viagem. Tente dormir imediatamente após a chegada ou acorde um pouco mais tarde, para assim compensar a diferença de fuso horário do seu destino. Quanto menos cansado estiver antes da viagem, menor será o efeito do JET LAG. Viaje com roupas largas e confortáveis que permitam uma melhor transpiração, pois hidratar a pele ajudará a protege-la do ar com menos humidade no avião. Não faça refeições pesadas na noite anterior à viagem, para ajudar o corpo a adaptar-se às pressões do avião ou à altitude do destino.
- A bordo do avião
Coma alimentos ligeiros, evitando a carne vermelha e gordura, dormirá melhor e sentir-se-á mais relaxado quando chegar. Recorde que o álcool e o café contribuem para a desidratação. Em vez disso, deve beber água para ajudar a evitar o cansaço e as dores de cabeça. Fique em forma a bordo, não permaneça sentado na mesma posição por longos períodos. Estimule a circulação levantando-se do assento e caminhando pela cabine, esticando os braços e pernas. Irá sentir-se melhor se tirar os sapatos, evitando sentar-se de pernas cruzadas, pois isso limita a circulação sanguínea.
- À chegada ao seu destino
No destino, tente acostumar o seu corpo o mais rápido possível ao horário de destino. Coma no horário normal, respeitando o novo fuso horário. Ao pequeno-almoço e almoço faça refeições ricas em proteínas, queijo, ovo, leite, carne ou peixe e ao jantar com alto conteúdo de hidratos de carbono (arroz ou massa), isto ajudá-lo-á a restabelecer o seu ritmo interno.
Informação sobre particularidades do destino
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da sua página Web (www.portaldascomunidades.mne.pt) informa os viajantes dos requisitos administrativos para a entrada num país (passaporte, exigência de visto, etc.) válidos para cidadãos da União Europeia. Se não é cidadão comunitário consulte a sua embaixada ou consulado. Também há informações sobre possíveis riscos existentes no destino, proporcionam-se conselhos de viagem, e é facilitada outra informação útil para os viajantes.
Da mesma forma, o Ministério da Saúde e a Direção Geral da Saúde, publicam nas suas páginas web um diretório de condições e requerimentos sanitários (vacinas, validade das mesmas, etc.) dos distintos países assim como informação e conselhos úteis no âmbito da saúde.
(https://www.sns.gov.pt/cuidados-de-saude-no-estrangeiro/).
(https://www.dgs.pt/saude-publica1/ferias-e-viagens.aspx).
Se tem alguma sugestão para fazer a Viagens El Corte Inglés, pode contactar com qualquer uma das nossas agências ou dirigir-se a:
VIAGENS EL CORTE INGLÉS, S.A. Rua Capitão Ramires 5-A. 1000-084 LISBOA
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